♥ O Perfume da Folha de Chá ♥
Ed: 01 - Paralela
Sinopse:
Em 1925, a jovem Gwendolyn Hooper parte de navio da Escócia para se encontrar com seu marido, Laurence, no exótico Ceilão, do outro lado do mundo. Recém-casados e apaixonados, eles são a definição do casal aristocrático perfeito: a bela dama britânica e o proprietário de uma das fazendas de chás mais prósperas do império. Mas ao chegar à mansão na paradisíaca propriedade Hooper, nada é como Gwendolyn imaginava: os funcionários parecem rancorosos e calados, e os vizinhos, traiçoeiros. Seu marido, apesar de afetuoso, demonstra guardar segredos sombrios do passado e recusa-se a conversar sobre certos assuntos. Ao descobrir que está grávida, a jovem sente-se feliz pela primeira vez desde que chegou ao Ceilão. Mas, no dia de dar à luz, algo inesperado se revela. Agora, é ela quem se vê obrigada a manter em sigilo algo terrível, sob o preço de ver sua família desfeita.



"Gwen sabia muito bem que a culpa era capaz de consumir uma pessoa por dentro,
e que era uma presença persistente, invisível a princípio,
mas que ia crescendo até ganhar vida própria."
pág. 232



LINDO!


Sou dessas que só de ver uma capa maravilhosa e já fico apaixonada, desde que recebi os lançamentos do grupo Companhia das Letras para selecionar o que gostaria de ler já sabia que queria esse livro e não deu outra, depois de ler a sinopse, fiquei roendo as unhas de curiosidade para conhecer todos os segredos todos esses segredos escondidos no Ceilão.

Eu sempre fui o tipo da pessoa que gosta de falar abertamente sobre tudo, principalmente nos meus relacionamentos amorosos, acredito que um jogo aberto evita muitas dores de cabeça. Obviamente, nem tudo pode ser tratado tão abertamente, mas existem coisas que não apenas 'podem' como 'devem' ser tratas quando entramos numa relação. Então, quando concluí a leitura desse livro tive certeza que estou indo no caminho certo agindo assim, pois muitas coisas que ocorrem no decorrer da trama teriam sido evitadas caso tivessem sido faladas abertamente.

Gwen se casa com Laurence aos  dezenove anos e todo o drama familiar será tratado durante os oito anos seguintes. Laurence já havia se casado anteriormente, é um homem mais maduro e muito mais vivido que sua jovem esposa.  Apesar de adorá-la, além dos segredos, não a vê como uma pessoa responsável e isso no decorrer dos anos também abalará o poder de Gwen sobre os assuntos da casa, assim como os assuntos com os criados e com a plantação de chá.

Ao chegar no Ceilão, o homem apaixonado com quem havia estado na Inglaterra parecia não existir mais. Apesar de todo o carinho e cuidado que ele tinha com ela, algo o mantinha distante e ela não sabia o quê. Imatura e longe de toda a família, Gwen terá de lidar com a cunhada que parece detestá-la, assim como uma ex-amante inconveniente em um lugar onde o único amigo que encontrou era detestado por seu marido. Sozinha, ela terá de lidar com muitas coisas, muitos percalços e amadurecer na marra para lidar com tudo que ainda estava por vir.

Aos poucos ela vai conhecendo os segredos guardados naquela casa, mas os pontos primordiais serão deixados de fora e a felicidade de estar gerando o primeiro filho ficará abalada quando uma decisão terá de ser tomada lhe pesando sobre os ombros por anos a fio até que tudo se esclareça.

Por muitas das vezes pensei em largar a leitura do livro, era como se o enredo não fosse a lugar nenhum em determinados momentos, mas eu sou brasileira, eu queria saber como aquilo ia terminar e para manter minha curiosidade ativa tive de ficar sempre fuçando algumas páginas adiante para ver se ia gostar do caminho que a trama estava tomando. Se não houvesse feito isso, com toda a certeza teria abandonado a leitura.

O livro é realmente excelente, a história é linda... a forma como todos os segredos são revelados é triste, nada daquilo precisaria ter acontecido se o Laurence tivesse aberto o jogo desde o início, mas como ele descobre o segredo da Gwen e como ele lida com a situação é maravilhosa e encantadora (mesmo tendo vontade de bater nele a maior parte do tempo, gostei muito da forma como ele descobriu e lidou com tudo... rs). Em nenhum momento julguei Gwen pelas decisões que foi levada a tomar, eu me pus em seu lugar, na sua época e teria feito a mesma coisa se estivesse na pele dela.

Resumindo... apesar de certas vezes a leitura ser morosa, a autora nos leva a grandes conclusões ao seu término. Nos levando a pensar no quanto nossos medos podem estar nos afastando da felicidade, assim como nossos segredos tem nos afastado de coisas tão maravilhosas que só daremos conta disso quando não as tivermos mais por perto. Então, se você quer se emocionar e ao mesmo tempo se encantar com um bom livro, essa com toda certeza será uma boa escolha para você.

book cover of 

The Tea Planter's Wife 

 
 (Este livro não foi publicado em Portugal - E-book brasileiro AQUI)

16 Comentários

  1. Oi, Raíssa!
    Que boa coincidência! Eu assisti um vídeo do youtube que falava sobre esse livro, e já tinha até anotado uma outra resenha que eu tinha lido. Agora estou mais ansiosa por essa leitura, pois deve ser, realmente, muito boa! Obrigada pelo reforço! A capa é linda! Abração,
    Drica.

    ResponderExcluir
  2. oiii o/

    vi esse livro rodando por ai esses dias fiquei coriosa por causa da capa , irei colocar ele na lista, adorei a resenha.

    Bjsss

    ResponderExcluir
  3. Olá! Parece ser o livro que precisamos de tempo para mergulhar na escola e entender todas as suas entrelinhas. Obrigada pela resenha, me deixou interessada no livro. Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Olá ♥
    Bom já tinha visto algumas resenhas sobre esse livro. Assim como você sou a louca das capas, mas essa não me chamou atenção. Mesmo não lendo o livro sinto que faltou algo para realmente me chamar atenção a ponto de querer fazer a leitura desse livro. Espero em breve mudar de opinião quanto a isso, pois sempre vejo resenhas positivas referentes a essa obra, beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Não sou fã desse gênero, e mesmo que sua resenha tenha de algum modo, despertado o meu interesse, vou passar a dica.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Esse livro tá super bem falado, mas não tenho vontade de ler por ser de um gênero que não curto tanto, mas a capa é bem linda. Que bom que curtiu a leitura.

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Nossa, estou lendo esse livro e amando. Já está me dando raiva de Laurence, mas pelo que vejo ele não parece ser tao mal assim pelo que falou. Adorei a resenha e saber que mais uma pessoa aprovou de maneira tão positiva.

    Blog Livros, vamos devorá-los?

    ResponderExcluir
  8. Olá! Estou louca para ler esse livro, desde o lançamento a premissa me chamou minha atenção. Amei sua resenha e fiquei mais curiosa ainda para conhecer a história e saber quais o segredos envolvidos na trama. Achei a capa bem delicada, beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá linda,

    Estou querendo muito ler esse e esperando apenas chegar minha cortesia desse livro e dar o pontapé inicial nessa leitura que tenho certeza que será bem deliciosa e instigante.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Raíssa.
    Apesar desse ritmo lento, imagino que a leitura seja mesmo ótima.
    Esse livro já está na minha lista de desejos!
    Adorei a resenha e a recomendação!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  11. Hello Raíssa!!
    Tu acredita que agora estou mais querendo ler este livro? Hahaha, mesmo tendo momentos morosos, só por que li que tem segredos a serem revelados já quero ler, kkkk!! Sou a curiosidade em pessoa. Amei sua resenha, e foi mt esclarecedora, obg. Bjs!!

    Marcinha, blog: Eu Pratico Livroterapia

    ResponderExcluir
  12. Estou vendo muita gente falar desse livro e tenho que dizer que tenho ficado curiosa a cada resenha dele. Parabéns pela sua pois me deixou mais curiosa ainda.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Oiii Raíssa, tudo bem?
    Menina eu estou bem empolgada com esse livro, estou vendo muitos comentários positivos a respeito da trama, da edição e principalmente dos personagens, pretendo ler com toda certeza, e ótima resenha flor.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  14. Ola lindona a capa é linda mesmo e chama atenção, estou mega curiosa com esse segredo, o que me deixa um pouco com receio é o ritmo do livro, alguns livros com ritmo muito lento acabam me desanimando, mas serei forte como você e vou ler para descobrir o que fez a nossa protagonista fazer suas escolhas. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  15. Oie, só tenho visto elogios ao livro. Todos muito satisfeitos com a leitura. Sua resenha está linda, singela e encantadora, fazendo com que eu definitivamente coloque ele no topo da lista das próximas leituras.
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Olá!!
    Realmente a capa desse livro é linda demais. Adorei a premissa tbm e a sua resenha me pareceu bem interessante, entretanto o fato da leitura ser um pouco morosa as vezes pode ser um pouco prejudicial para mim, por isso acho que não é o momento para eu ler o livro.

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir